Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Ampliar a diversidade, equidade e inclusão (DE&I), com o intuito de promover um ambiente de trabalho ainda mais inovador, acolhedor e produtivo. Esse foi um dos pontos destacados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico  na sua jornada administrativa de 2023. Esse movimento se iniciou em 2021, com a definição da estratégia ASG da instituição, que é estruturada em três pilares: ONS +Humano, +Verde e +Social. Uma das prioridades do primeiro item foi o fortalecimento das ações de DE&I com mais representatividade da sociedade ao promover inclusão, segurança e respeito, bem como a criação de oportunidades.

Segundo o Operador, um dos principais desdobramentos desse trabalho foi a criação ou consolidação de quatro grupos de afinidade: Mulheres à Bessa, G.A.R.R.A (Grupo de Afinidade Racial para Ressignificar e Agir), NÓS (Nosso Orgulho em Ser) e + CORES (Comunidade de Orgulho e Respeito).

Os grupos, continua o ONS, são direcionados para o compartilhamento de repertório e vivência. Cada um deles é focado em um grupo minorizado e aberto à participação de pessoas aliadas.

Desses, o Mulheres à Bessa é o mais antigo deles, criado em 2021 e destinado ao debate e proposta de ações para combate ao machismo e discriminação de gênero. Seu nome é uma homenagem a Ângela Bessa, ex-empregada do Operador que faleceu durante a pandemia de Covid-19. Em 2023, o grupo se subdividiu em machismo estrutural, mulheres na liderança e saúde emocional da mulher. Entre os produtos criados, está uma página com informações sobre saúde emocional da mulher, aberta para toda a sociedade, no site do ONS.

O G.A.R.R.A foi criado em 2022 e seu objetivo é desconstruir preconceitos sociais, ampliar a presença de negros e negras na organização, estimular discussões para aumentar a retenção de empregados de grupos étnico-raciais diversos por meio de um ambiente seguro, de pertencimento, acolhimento e oportunidades.

A estratégia de formação de grupos de afinidade avançou no ano passado com a inauguração do NÓS, grupo que reúne pessoas com deficiência, para participação de todas as pessoas interessadas no tema, em setembro de 2023, durante uma palestra da jornalista Flávia Cintra.  Já o +CORES começou a se formar em junho último, após uma palestra com Reinaldo Bulgarelli, consultor de diversidade. O lançamento desse grupo deu-se em novembro passado e suas metas são ligadas ao bem-estar da comunidade LGBTI+, com a construção de um ONS mais acolhedor e seguro para pessoas desse grupo minorizado.