fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Seara, empresa do grupo JBS, encerrou o ano passado com 55% das granjas de produtores integrados da marca utilizando energia solar em suas instalações. O resultado, diz a empresa, é ainda mais representativo quando consideradas apenas aquelas unidades produtoras de aves, em que o uso atingiu 60% ao final do período. Em Trindade do Sul (RS) e Salvador do Sul (RS) as adoções ultrapassaram 92% e 96%, respectivamente.
A implantação de placas fotovoltaicas nas granjas vem sendo incentivada pela companhia, por meio de bonificação ou intermediação de financiamentos para compra e instalação dos equipamentos, com juros reduzidos. Dados fornecidos pela companhia apontam que o gasto com eletricidade é o terceiro maior custo em uma granja produtora de frango de corte, e que a transição para o modelo solar pode representar uma economia de até 90% na conta de luz.
A iniciativa, diz a empresa de proteína animal, tende a se pagar em até três anos, permitindo o que antes entrava apenas na linha de custo, a ser incorporado como margem pelo produtor. Além de ser mais sustentável, a solução é interessante economicamente para o negócio desses produtores.