Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Aneel aceitou a solicitação da Companhia Energética Potiguar e suspendeu a operação comercial das 80 unidades geradoras da termelétrica Potiguar III, perfazendo 66,4 MW de capacidade instalada no município de Macaíba (RN). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15 de janeiro.

Os contratos de comercialização da usina no mercado regulado encerraram-se em dezembro do ano passado, e nesse ano o agente declarou que seguirá autorizado à produção independente, porém sem contrato de venda e sem qualquer viabilidade de atuar no ambiente de contratação livre, visto que seu custo variável supera o limite máximo do PLD.

Entretanto, por possuir em tancagem própria, um volume elevado de óleo diesel, aliado ao momento de acionamentos pontuais de geração termelétrica do Sistema Interligado Nacional, a empresa considera manter outra térmica em operação comercial na condição Merchant por curto período, no caso a UTE Potiguar.

Outra ponderação feita pela companhia é que manutenção de ambas as usinas em operação implicaria custos elevados, sem cobertura financeira para o gerador Merchant, impondo um desafio logístico maior em caso de acionamento prolongado, dado o fim do contrato de suprimento de óleo diesel concomitante ao fim dos CCEARs.