Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Atlas Renewable Energy vai comercializar energia elétrica para a Votorantim Cimentos por 15 anos, contribuindo para o abastecimento das unidades produtivas localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O PPA (Power Purchase Agreement ou Contrato de Aquisição de Energia Elétrica) prevê o fornecimento de 100 MW médios de energia solar, adicionando 55 MW médios da energia renovável ao seu portfólio. No entanto a conclusão do negócio depende ainda de condições usuais em operações no mercado, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A parceria será responsável por cerca de um terço do consumo energético da empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, equivalente ao atendimento de 424 mil residências. A modalidade do acordo é para autoprodução por equiparação, com a energia vindo da planta Luiz Carlos, localizada em Paracatu (MG), e que possuirá a capacidade instalada de 787 MWp, dos quais quase dois terços (470 MWp) destinados à Votorantim.

A meta da companhia é ter 45% da energia consumida globalmente oriunda de fontes renováveis até 2030. Com esse novo acordo, o percentual sobe para 75% no Brasil. Na Bahia, a Votorantim Cimentos opera a concessão da hidrelétrica de Pedra do Cavalo, de 160 MW, além de possuir quatro PCHs em outras localidades e ter a participação no consórcio da UHE Machadinho, no Sul. Em 2022, também fechou um acordo com a Auren para a construção de um parque eólico no Nordeste, com potência de 220 MW e que entrou em operação no início de 2023.