fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Com clientes sem energia elétrica há mais de dois dias, o Rio Grande do Sul amanheceu nessa sexta-feira, 19 de janeiro, com cerca de 276 mil unidades consumidoras ainda no escuro. De acordo com os boletins das concessionárias, são 185 mil pontos na área da RGE, especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, e 91 mil na concessão da CEEE Equatorial, que afirma ter retomado o serviço para 86% dos afetados pelo temporal que atingiu o estado na noite da última terça-feira (16).
A empresa informou que equipes de outras regiões do grupo estão chegando ao RS para acelerar a normalização do serviço, que prioriza atendimentos essenciais, como hospitais públicos. A previsão é de que todo sistema seja normalizado até esse domingo, com a ressalva de que não ocorra mais nenhum evento climático extremo.
Segundo a Climatempo, o ciclone teve ventos de mais de 90 km/h em algumas regiões e que provocaram a queda de galhos, árvores e outros objetos sobre o sistema. A prefeitura de Porto Alegre contabilizou ao menos 450 árvores tombadas na capital, bloqueando totalmente 84 vias e paralisando cinco das seis estações de tratamento de água da cidade.