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A Neoenergia investiu R$ 161,3 milhões no ano que passou para promover o uso eficiente de energia elétrica em suas cinco concessões de distribuição. O valor informado é 30% maior em relação ao investimento de 2022, de quase R$ 124 milhões. Os recursos foram destinados por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel.

Entre os destaques estão a troca de mais de 900 mil lâmpadas LED para clientes residenciais e cerca de três mil instituições localizadas em comunidades populares. As distribuidoras também substituíram 2.447 geladeiras antigas no Distrito Federal, São Paulo e Pernambuco, sendo 717 para consumidores de municípios atingidos por chuvas nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Na Bahia, a Neoenergia Coelba assinou convênio para instalar uma nova usina solar e um sistema de armazenamento de energia no Hospital Santo Antônio, o coração das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador. A empresa também acordou com a Prefeitura a a instalação de 13 UFVs que totalizarão 175 kWp nos telhados dos prédios do Residencial Mané Dendê, na comunidade Ilha Amarela. O projeto está previsto para ser concluído este ano e será o primeiro da subsidiária para atender consumidores residenciais de baixa renda com geração fotovoltaica.

Mais de 1.893 prédios públicos e assistenciais, como escolas, hospitais e instituições filantrópicas, também foram beneficiadas. Além da troca de mais de 344 mil lâmpadas, foram implementados 45 sistemas solares, somando 9,5 MWp. Para ampliar a eficiência da iluminação pública, 52 municípios foram atendidos com a instalação de 37,3 mil pontos de led. Além disso, mais de 2.200 pontos foram trocados em empresas de saneamento na Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além do Metro-DF.

Outras iniciativas

Em 2023, as cinco concessionárias reciclaram mais de 2,2 mil toneladas de resíduos por meio do Vale Luz, projeto que oferece descontos em contas de energia a partir da troca de resíduos, como papel, vidro, plástico e produtos eletrônicos. Foram descontados mais de R$ 1,1 milhão em faturas de mais de 32 mil clientes, por meio de quase 70 mil lâmpadas mais eficientes.

Já para orientar o consumo consciente, a Neoenergia começou a instalar medidores que coletam e disponibilizam dados em uma plataforma para que consumidores acompanhem seus gastos em tempo real. O projeto começou na Bahia e será estendido para outras distribuidoras.

Outra frente atacada é a mudança de hábitos por meio da conscientização, impulsionada por projetos educativos em escolas públicas e outras unidades de ensino. Foram 9,6 mil professores capacitados e mais de 222 mil alunos sobre o uso eficiente da eletricidade. Um circuito especial sobre a eficiência energética foi instalado no SESI Lab em Brasília, em parceria com o Senai.