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O ciclone que atingiu parte do Rio Grande do Sul na noite da última terça-feira (16) com ventos superiores a 100 km/h ainda impõe desafios para o restabelecimento da energia elétrica em algumas localidades. Nessa segunda-feira, 22 de janeiro, a CEEE Equatorial informa que retomou devidamente o fornecimento para 98,4% de seus clientes afetados (641 mil), registrando 9,9 mil unidades sem luz nessa manhã em toda sua concessão. Já a RGE contabiliza 13 mil consumidores ainda no escuro, a maioria na Região Metropolitana. Foram reconectados 98% (701 mil) dos desabastecidos.
O Grupo Equatorial informou que atualizou a estratégia de trabalho de suas equipes. Em coletiva na última sexta-feira (22), o presidente da subsidiária gaúcha, Riberto Barbarena, declarou que depois do foco nas prioridades e dos blocos de grandes clientes, a companhia irá setorizar a cidade em bairros para restabelecer os locais com mais dificuldade de acesso, com casos pontuais e reincidentes.
“Nossa curva terá uma queda menos acentuada do número de clientes. Se antes atendíamos blocos grandes de clientes, com 50, 60 mil, agora vamos para os atendimentos individualizados”, disse o executivo. Ele esteve em campo acompanhando as equipes e testemunhando as ruas ainda com árvores tombadas, outdoors caídos e placas por cima de alguns fios e pontos da rede. “Em muitos locais em que a luz retornou, volta a ocorrer a interrupção porque galhos caídos e outras avarias do temporal ainda seguem atingindo a rede”, complementa.
Segundo os dados divulgados, foram aproximadamente 700 equipes em campo, entre mais de 2.500 colaboradores, inclusive com reforço de outras distribuidoras do grupo que não sofreram temporais na semana que passou. Os canais de atendimento, que geralmente registram 14 mil solicitações diárias, subiram para 241 mil na quarta-feira (17).
Cooperativa teve mais de 10 mil unidades afetadas
O temporal que caiu na semana passada também impôs desafios às cooperativas. Na Certaja Energia 100% das equipes estão mobilizadas para retomar o fornecimento a 400 residências. São problemas isolados, que necessitam de caminhões e maior logística, o que torna os trabalhos mais demorados. Na madrugada da última quarta-feira (17), foi registrado um pico de 10.144 cooperados sem eletricidade. Nas primeiras 24 horas, 82% das faltas foram corrigidas, passando para 96% no dia seguinte.