Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Assessoria de Comunicação da Advocacia Geral da União retificou a informação dada à Agência CanalEnergia na última semana que não haveria mais profissionais dos seus quadros prestando serviços à Eletrobras. José Eduardo Guimarães Barros, que é Diretor Jurídico Geral da Eletrobras, embora licenciado desde junho de 2022, ainda faz parte dos quadros da órgão federal e seu nome consta no Portal da Transparência com vínculo ativo.

A situação de Barros é contestada pela Associação dos Empregados da Eletrobras, que alega eventual conflito de interesses. A AGU atua na ação em que o Governo Federal contesta o acordo de acionistas, que limita o poder de voto da União a 10%.

A licença de Barros foi concedida com base na lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, autarquias e fundações públicas federais. É permitido que seja concedida ao servidor, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para assuntos particulares por até três anos seguidos, sem remuneração.