fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A consultoria de tecnologia NTT DATA desenvolveu para a CPFL Renováveis uma solução que agrega tecnologias emergentes no monitoramento das 55 barragens das usinas da empresa. Assim a empresa passa a se afirmar como a primeira brasileira do setor elétrico a usar esse tipo de tecnologia, aumentando ainda mais a segurança desses empreendimentos. Com apoio de big data, machine learning e analytics, a ferramenta armazena e avalia em tempo real, de forma centralizada, dados sobre as barragens.
O projeto Hydro 4.0 partiu da criação de um Data Lake, um repositório para armazenar, processar e proteger diferentes tipos de dados. Assim foi estabelecida uma governança de informações, proporcionando a construção de uma Plataforma Integrada de Gestão e Análise de Segurança de Barragens. Entre os trunfos está a capacidade de atualizar dados a cada 15 minutos e monitorar a auscultação das estruturas, além de realizar telemetria das estações pluviométricas e fluviométricas, informações meteorológicas, dados operacionais, entre outros indicadores.
Segundo a consultoria, ao centralizar as análises de barragens, que antes estavam dispersas, a tecnologia agiliza o acesso a dados importantes para o monitoramento das operações, incrementando questões relacionadas à segurança, como adoção de medidas preditivas, preventivas e corretivas. A principal característica está nas interfaces visuais intuitivas e centralizadas. Por meio da solução, foi possível simplificar e facilitar a compreensão rápida de informações complexos, permitindo maior agilidade na tomada de decisão, análise de tendências, padrões e insights de gestão.
“Conseguimos reunir indicadores relacionados a saúde das barragens, análises gráficas meteorológicas com amplitude nacional e monitorar automaticamente a leitura dos equipamentos de medição, conclui o sócio-líder de Utilities da NTT DATA, Raphael Bueno, pontuando a otimização da eficiência operacional através de economia de tempo e esforço das equipes.