fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça anunciou que irá recomendar à Agência Nacional de Energia Elétrica a cassação de concessões de empresas de distribuição que interrompem a prestação do serviço por longos períodos. A declaração foi feita pelo secretário Wadih Damous em vídeo divulgado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
Na última segunda-feira, 22 de janeiro, Damous se reuniu com representantes da Light (RJ), para discutir soluções e esclarecer as causas das recentes interrupções de energia elétrica na cidade. O encontro é o primeiro em estados afetados por apagões de energia no início deste ano. Segundo o secretário, estão sendo dadas oportunidade às empresas de explicarem o que está acontecendo, de entender as peculiaridades de cada região e a partir daí, tomar providências.
Na reunião, a Light apresentou como uma das principais razões para as falhas no fornecimento a prática de furtos e ligações irregulares, que não se limitam apenas às comunidades mais carentes. A empresa alega que essas ações impactam diretamente na qualidade da distribuição, uma vez que a carga é calculada com base nos registros oficiais. Para a concessionária, o furto de energia aumenta o consumo não registrado e distorce o cálculo da carga real, comprometendo a eficiência do serviço.