Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou o pagamento aos geradores que prestaram os serviços ancilares de Autorrestabelecimento, Controle Secundário de Frequência e Sistema Especial de Proteção (SEP) no ano de 2022. Os valores serão repassados em parcela única pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, no primeiro processo de contabilização e liquidação financeira a ser realizado após a publicação da decisão da Aneel.

O pagamento é feito por meio de Encargos de Serviços do Sistema. A receita pelo serviço de Autorrestabelecimento será paga a 54 usinas hidrelétricas e o Controle Secundário de Frequência a 22 UHEs. Já o SEP foi prestado por 45 usinas, entre  hidráulicas, termelétricas, eólicas e fotovoltaicas.

Itaipu Binacional e as usinas com concessão renovada em 2013, de acordo com a Lei 12.783, não tem direito à receita por esses serviços, à exceção das UHEs Luiz Gonzaga, Paulo Afonso IV e Xingó, da Chesf, que recebem o valor correspondente à parcela da garantia física destinada a consumidores industriais específicos.

Já as usinas licitadas nos termos dessa lei serão remuneradas pela prestação dos serviços ancilares, na proporção da parcela de garantia física destinada à livre comercialização, que é de 30%.