Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras finalizou a etapa final da modernização da subestação Adrianópolis em Nova Iguaçu (RJ), com investimentos de aproximadamente R$ 70 milhões. A expectativa é que o empreendimento possibilite um incremento de R$ 10,8 milhões na receita anual permitida (RAP) da companhia.

A empresa ressalta que o objetivo é reforçar a segurança do empreendimento, operado pela Eletrobras Furnas, com capacidade de transformação de 2.580 MVA e responsável pelo abastecimento de cerca de 2,5 milhões de residências de regiões da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro. Para a modernização, a Eletrobras substituiu todas as unidades transformadoras da subestação e instalou o reator Trifásico RT03 13,8kV/50 MVA.

Com uma potência instalada de 2.580 MVA, Adrianópolis recebe energia gerada por usinas hidrelétricas, nucleares e termelétricas. Está interligada ao SIN através de cinco linhas de 500 kV, seis de 345 kV e oito de 138 kV. O empreendimento também exerce papel fundamental no controle de tensão através de quatro bancos de capacitores e três bancos de reatores, totalizando 620 MVAR.