Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Thymos Energia apresentou ao mercado nesta quarta-feira, 24 de janeiro, a Thymos Capital, uma empresa voltada para o mercado de M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições) do setor de energia. A companhia chega em um momento de retomada de investimentos: a redução das taxas de juros, a diminuição do capex nos projetos de transmissão e geração e a incerteza quanto à duração do período de preços baixos de energia começam a moldar um ambiente mais dinâmico.

Em três anos pretendemos aumentar a receita da empresa em 50%. Alexandre Viana, COO da Thymos Energia

O COO da Thymos Energia, Alexandre Viana, afirmou que a Thymos Energia vai fazer a parte técnica de modelagem/diligência financeira e a Thymos Capital ficará com a parte de M&A. “A nossa área de tradicional de M&A hoje representa ao redor de 30 a 35% do nosso faturamento, há cinco anos esse número era de 5%. E olhando para o grupo como um todo, em três anos pretendemos aumentar a receita da empresa em 50%”, disse. A companhia vê o mercado de M&A como uma grande tendência de aquecimento e as novas tecnologias que estão surgindo vão explodir os novos negócios.

Já para o managing director da Thymos Capital, André Fonseca, a nova empresa é a parceira ideal para este momento e terá papel de destaque em operações de fusões e aquisições (M&A) e project finance no Brasil. Ele ainda afirmou que a expansão das energias renováveis no Brasil tem atraído investidores internacionais que buscam a descarbonização de suas atividades, principalmente as grandes petroleiras globais. “Além disso, a abertura do mercado e a expansão da transmissão serão janelas de oportunidades de negócios”, disse.

A abertura do mercado e a expansão da transmissão serão janelas de oportunidades de negócios.  André Fonseca, managing director da Thymos Capital

Fonseca destacou que a Thymos nos últimos dois anos participou como assessor financeiro de 12 operações de M&A, somando 6 GW e de 15 asset valuation somando 21 GW em ativos analisados. “É uma operação que a gente tem bastante orgulho, porque é complexa e desafiadora”. A Thymos Capital se credencia para a atuação em operações envolvendo diferentes áreas da cadeia energética, como geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

“Apesar de ser um mercado promissor, os investimentos no setor elétrico são operações de grande complexidade. Por isso, a Thymos Capital surge com soluções personalizadas e fundamentadas em análises financeiras robustas, atendendo às características interdisciplinares do negócio”, ressaltou Alexandre Viana, COO da Thymos Energia.

Para André Fonseca, a Thymos Capital nasce como uma consultoria financeira que traz uma robustez ao mercado que nenhuma outra tem. “Já com relação aos nossos produtos, basicamente são os produtos de mercado tradicionais, como M&A buy-side e sell-side, project finance, corporate finance, reestruturação financeira, PPA hunter para um gerador em função do nosso acesso aos consumidores e venda de projeto por meio de intermediações”, explicou.