fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica vai recalcular o reembolso, pela Conta de Combustíveis, de valores relacionados ao transporte do gás natural de termelétricas contratadas pela Amazonas Energia, de janeiro a julho de 2022. A distribuidora calcula uma diferença de faturamento dessa despesa da ordem de R$ 46 milhões e pediu ressarcimento à Aneel, mas a agência determinou que o valor seja repassado diretamente à Eletronorte, para pagamento da energia comprada pela distribuidora.
A subsidiária da Eletrobras solicitou o repasse dos créditos da CCC para compensar débitos em aberto da Amazonas no mesmo período. Ela informou que ao receber da conta setorial valor inferior ao reembolso devido, a AmE destinou os recursos que lhe foram repassados à quitação da parcela do gás natural, deixando de pagar o fornecimento de energia pela geradora.
A dívida atualizada da Amazonas com a Eletronorte, no período de janeiro a julho de 2022, superava, em dezembro do ano passado, R$ 800 milhões, segundo dados do Cadastro de Inadimplentes da Aneel. A concessionária enfrenta sérios problemas de desequilíbrio econômico-financeiro e teve a caducidade da outorga recomendada pela Aneel ao Ministério de Minas e Energia.