Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O primeiro mês de 2024 viu o incremento da matriz elétrica nacional em 621,56 MW de nova capacidade. De acordo com a nova página para acompanhamento de projetos de geração da Agência Nacional de Energia Elétrica, foram 422,2 MW em 18 usinas eólicas, 198,12 MW em seis plantas solares e mais 1,24 MW em duas PCHs.

Por ambiente de contratação, a maior parte está classificada como fora do ACR, com 520,12 MW e outros 101,44 MW no mercado regulado. Por região as eólicas e solares estão no Nordeste e as PCHs no Sul do país.

Para fevereiro a previsão é de que o SIN veja mais 899 MW em novas usinas entrando em operação. No acumulado do ano estão previstos 10,6 GW em energia nova. Esse volume, se confirmado representará cerca de 300 MW a mais do que o reportado em 2023, que marcou o recorde da expansão do sistema na série história desde o final dos anos 90.

A nova página da Aneel está disponível desde a última quarta-feira, 31 de janeiro. Segundo a agência, a ferramenta amplia o acesso aos dados de fiscalização de novas usinas em implantação e facilita o acompanhamento da expansão da oferta de geração de acordo com o ano, região, tipo de fonte de energia, entre outros filtros. O objetivo é aprimorar a interatividade e fornecer mais informações sobre obras de geração.