Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP Renováveis (EDPR) adquiriu a empresa australiana de energia renovável ITP Development (ITPD). A aquisição visa aproveitar as substanciais perspectivas de crescimento das energias renováveis na Austrália e expandir seus negócios na Ásia-Pacífico.

Para a EDPR, a Austrália é um mercado com bases sólidas e amplas para o desenvolvimento de projetos renováveis, concentrando os esforços no desenvolvimento de ativos eólicos e solares de grande escala, combinados com soluções inovadoras de armazenamento. A aquisição da ITPD irá adicionar uma carteira de mais de 1,5 GW de capacidade em projetos eólicos e solares com opções de armazenamento de energia em várias etapas de desenvolvimento, localizados no leste da Austrália, em particular em Nova Gales do Sul e em Queensland.

De acordo com a companhia, este portfólio inclui um projeto solar fotovoltaico de 480 MWp e um projeto de armazenamento de energia de 200 MW em Queensland, atualmente em estado avançado de desenvolvimento, que deverá entrar em operação até 2026 e contribuir para a ambição da região de ser neutra em emissões de carbono.

Atualmente com 38% de produção de eletricidade proveniente de fontes renováveis, a Austrália pretende alcançar uma meta de 82% até 2030 e substituir completamente o carvão por fontes renováveis até 2040, adicionando para isso ao país 26 GW de energia limpa em sua matriz energética. O país também é um dos mais avançados em regulamentação e implementação de soluções de armazenamento de energia com baterias.

Presente na Ásia Pacífico desde 2022, a EDP Renováveis já instalou 1,3 GWp (905 MWac) em capacidade solar em toda a região em projetos de grande escala e também de geração solar distribuída. A região é um dos quatro mercados globais do grupo EDP, que tem mais de 26 GW de capacidade instalada em todo o mundo, dos quais mais de 22 GW são em projetos solares, eólicos e hídricos. A empresa pretende ter 50GW de energia renovável até 2030 e tornar-se uma empresa 100% renovável.