fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Quantum Participações realizou, em dezembro de 2023, a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio da aquisição de 217 créditos de carbono relativo às operações diretas das suas atividades emissoras de CO2. A compensação é relacionada ao exercício de 2022, e está referenciada nos cálculos do inventário de Gases do Efeito Estufa conduzido pela Gerência de Meio Ambiente da companhia.
De acordo com a companhia, a compensação conta com a aquisição de 102 certificados de energia renovável da Usina Hidrelétrica Jirau (RO), e 115 certificados de conservação florestal REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) do Projeto Florestal Santa Maria (MT). O projeto florestal Santa Maria, especificamente, possui mais de 71 mil hectares de área no Mato Grosso, e estima evitar 29 milhões de tCO2 ao longo de 30 anos, com objetivo de incentivar ações de desenvolvimento socioambiental local.
Essa ação faz parte do Plano de Descarbonização da Quantum que foi recentemente implementado pela Diretoria Executiva de Operações, e, segundo a companhia, reforça o compromisso e os investimentos em minimizar o impacto ambiental de suas operações e melhorar o uso eficiente dos recursos ao longo do tempo.