fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Faro Energy afirma ter realizado a maior operação de financiamento para projetos de geração distribuída já lançada junto ao mercado de capitais no Brasil, após a captação de R$ 320 milhões. Os recursos serão investidos em 71 projetos entre 14 estados e espalhados nas cinco regiões do Brasil.
A transação foi estruturada por meio de um Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) emitido pela OPEA Securitizadora S/A, lastreado em créditos imobiliários devidos por um dos veículos de investimento da empresa. Foi também a primeira vez que a agência de classificação de risco Fitch Ratings avaliou uma transação envolvendo projetos de GD, com a atribuição de rating AAA na escala nacional.
Sob a coordenação do BTG Pactual e Santander Brasil, a operação, de acordo com a empresa, atraiu considerável interesse do mercado, registrando uma demanda quase duas vezes superior à oferta inicial, o que possibilitou ainda a compressão da taxa inicialmente prevista. A companhia comentou que, apesar do longo processo até a conclusão, o movimento foi essencial para a educação do mercado.
A Faro planeja expandir seu portfólio para mais quatro estados até o final de 2024, alcançando uma capacidade operacional total de 230 MW até o início de 2025. O investimento total deve superar a marca de R$ 1 bilhão.