Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Wärtsilä liderará uma colaboração de cinco anos entre mais de 200 empresas finlandesas e envolve organizações industriais, institutos de pesquisa e universidades. A meta é a de desenvolver conceitos inovadores de energia limpa. A iniciativa recebeu o sugestivo nome de “Wide & Intelligent Sustainable Energy” (WISE). O orçamento dessa parceira é da ordem de 200 milhões de euros, sendo que empresa responderá por 50% desse montante. Contudo, é esperado que este investimento permita um aumento de valores aportados em P&D de cerca de 350 milhões de euros a longo prazo.

O projeto foi iniciado pela Business Finland, uma organização pública subordinada ao Ministério dos Assuntos Econômicos e do Emprego.

Em comunicado, a empresa diz que o consórcio pretende fortalecer o setor energético finlandês para se tornar um líder mundial em inovação energética, construindo um ecossistema escalável e introduzindo uma geração de energia segura e autônoma com equilíbrio de emissões zero.

No escopo da empresa, está o desenvolvimento de conceitos flexíveis de usinas de energia autônomas com capacidade de operar 100% com combustível eletrônico, como hidrogênio verde e seus derivados, até o final de 2028.Também serão desenvolvidos novos modelos de serviço para o ambiente operacional.

O principal ponto desse projeto será o de permitir o desenvolvimento da infraestrutura digital, computação de ponta, gestão de energia e a otimização do sistema funcionando em perfeita harmonia. O ecossistema avaliará considerações comerciais e de entrega, juntamente com outras opções tecnológicas, para criar modelos de negócios viáveis.