Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O plano de inovação da Weg, a ser conduzido por sua equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em Jaraguá do Sul (SC), teve aprovado R$ 118,8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto contempla investimentos em digitalização e descarbonização, a serem realizadas pela companhia até 2025, o que inclui pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de motores elétricos.

Entre as rotas tecnológicas previstas, estão o desenvolvimento de produtos mais eficientes, sustentáveis e digitais, com incorporação de tecnologias 4.0, conectividade entre máquinas e sistemas de monitoramento em tempo real; o desenvolvimento de novos materiais para motores elétricos, visando a reduzir perdas de fabricação; além de novas topologias de motores elétricos como as lineares, visando atender a mobilidade elétrica.

O plano será financiado por meio da linha BNDES Mais Inovação, lançada pelo banco em setembro de 2023, e que oferece custo atrelado à taxa referencial (TR) para inovação e digitalização. A iniciativa também está alinhada às metas de descarbonização assumidas pela multinacional catarinense. Em 2022, a empresa lançou seu programa Carbono Neutro, com meta de reduzir em 52% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.