Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Um mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontou que o Brasil ultrapassou a marca de 12 gigawatts (GW) de potência operacional nas grandes usinas solares. Segundo a entidade, desde 2012, o segmento já trouxe mais de R$ 54,3 bilhões em novos investimentos e mais de 365,2 mil empregos verdes acumulados, além de proporcionar cerca de R$ 19 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Atualmente, as usinas solares de grande porte operam em todos os estados brasileiros, com liderança, em termos de potência instalada, da região Nordeste, com 59,95% de representatividade, seguida pelo Sudeste, com 38,85%, Sul, com 0,27%, Norte, com 0,33% e Centro-Oeste (mais DF), com 0,36%.

De acordo com a Absolar, além de ser uma fonte competitiva e limpa, a maior inserção da energia solar em grandes usinas é fundamental para o País reforçar a sua economia e impulsionar o processo de transição energética. E destaca também que o crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e colabora para o processo de descarbonização das economias