Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Os ministérios de Minas e Energia e de Relações Exteriores realizaram nesta segunda-feira 19 de fevereiro, a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transições Energéticas do G20. O GT tratou da agenda de trabalho, com destaque para o tema prioritário do financiamento da transição, especialmente nos países em desenvolvimento e economias emergentes.

Outros dois temas que também terão prioridade nos debates em 2024 são a dimensão social dessa transição e a necessidade de desenvolver mercados de combustíveis sustentáveis. Ambos serão tratados na continuidade da reunião do grupo nesta terça-feira, 20.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou em mensagem enviada ao GT que o Brasil quer continuar avançando na implementação de ações que contribuam para a solução dos desafios globais, valorizando a diversidade de perspectivas e necessidades de cada um.

Já o secretário de Transição Energética, Thiago Barral, disse no evento que a transição energética é um processo irreversível e necessário, além de crucial para alcançar os objetivos de desenvolvimento climático e socioeconômico. Barral preside o GT, em conjunto com o Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, embaixador André Corrêa do Lago.

O grupo tem reuniões presenciais previstas para Brasília (DF), Belo Horizonte (BH) e, Foz do Iguaçu (PR), nos meses de abril, maio e outubro, respectivamente. Em Foz também será realizada a reunião de ministros de energia do G20, que vai consolidar os trabalhos do GT.