Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A suíça Atlas Agro anunciou a contratação de dois consórcios de engenharia e construção que realizarão, em paralelo e de forma competitiva, o desenvolvimento do projeto de engenharia para construção da primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados a partir do hidrogênio renovável no Brasil. A planta será implantada em Uberaba (MG), com investimentos totais de aproximadamente R$ 4,3 bilhões.

Após esta primeira fase de desenvolvimento, a companhia planeja avançar para a fase de FEED (Front-End Engineering Design), onde será detalhado todo o projeto, cuja previsão de entrada em operação comercial é para 2028. Quando pronta, a unidade consumirá 2,5 GWh de energia limpa anualmente. Em uma operação industrial integrada, será produzido o H2V, amônia verde e nitrato de amônia verde. Os produtos finais atenderão aos agricultores locais brasileiros.

As equipes de construção aproveitarão o know-how e a experiência da Atlas Agro obtidos no primeiro projeto de fertilizantes nitrogenados verdes da empresa no Noroeste dos Estados Unidos. Atualmente o Brasil importa mais de 90% de seus fertilizantes nitrogenados, todos produzidos a partir de combustíveis fósseis, como gás natural e carvão.