Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Cerca de 16,7 mil clientes da Enel Distribuição São Paulo entregaram mais de 2,6 mil toneladas de resíduos como papel, plástico, metal e vidro em troca de R$ 970 mil em descontos na conta de luz em 2023. O balanço refere-se ao Programa Ecoenel na Grande São Paulo, que possibilitou a economia de mais de 11,8 milhões KWh de energia no período.

O objetivo é que os consumidores passem a adquirir uma consciência ambiental cada vez maior sobre a importância da reciclagem de materiais e que possam economizar nas faturas de energia. Para adesão, basta apresentar a conta da concessionária e um documento com foto em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após o cadastro, os materiais devem ser entregues limpos e pré-separados por tipo, até o ponto de sua preferência.

No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia ou de uma instituição social indicada. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro, e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

No aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS, é possível consultar bônus, endereços dos ecopontos e o valor de cada resíduo. Mais detalhes sobre o programa também estão disponíveis na área de Sustentabilidade do site da Enel.