Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) inaugurou sua nova sede global em Lisboa, Portugal. O escritório fica na Unicorn Factory em um momento no qual o país passa por uma segunda onda de desenvolvimento de energias renováveis, incluindo leilões para novas áreas eólicas offshore e outras tecnologias oceânicas.

Em nota, a associação, que é a parceira do Grupo CanalEnergia e ABEEólica no Brazil Windpower, diz que a localização de Lisboa como porta de entrada para o mundo é um local central entre Norte e Sul global.  Lembra ainda que a inovação e a colaboração devem estar no centro do esforço mundial para cumprir a meta de triplicar a capacidade instalada da fonte em conformidade com o Acordo de Paris, definida na COP28 no Dubai.

“A comunidade verde inovadora em Lisboa ajudará o GWEC a trabalhar com a nossa rede internacional para realizar essa ação”, destaca.

Além de trabalhar diretamente para desenvolver os mercados eólicos em todo o mundo, o GWEC também desempenha um papel fundamental em alianças e redes internacionais, como parceiro fundador da Global Offshore Wind Alliance (da qual o Governo de Portugal é membro), parceiro fundador da Global Renewables Alliance e iniciador do programa Ocean Energy Pathway.

“O foco de Lisboa na inovação, colaboração e economia verde torna este o local perfeito para a equipe do GWEC. Estamos ansiosos para trabalhar com a comunidade local para nos ajudar a apoiar o crescimento global acelerado em energia renovável”, citou Ben Backwell, CEO do GWEC, neste comunicado. O executivo destacou ainda que a energia eólica desempenhará um papel fundamental na concretização das metas da COP 28.

A nova sede da GWEC reúne escritórios no Sudeste Asiático, Reino Unido, Brasil, Médio Oriente e Quênia, bem como funcionários em dezenas de países. O trabalho centra-se no apoio a mais de 1.500 empresas que colaboram com governos nacionais, regionais e locais para fornecer energia eólica como uma solução climática fundamental.

A Unicorn Factory é um espaço de trabalho sem fins lucrativos desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa para ajudar a desenvolver o ecossistema de negócios verdes da cidade. O objetivo é funcionar como um motor de crescimento econômico e uma força motriz para a inovação e para alcançar um crescimento sustentado e acelerado a partir de Lisboa.