Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Railec, que é responsável pela construção e montagem da linha de transmissão de energia da UTE GNA II, uma usina termelétrica da Gás Natural Açu no Brasil, adotou o Colaborativo, uma plataforma de gestão de documentos digitais fornecida pelo Construtivo, para melhorar o controle e a gestão da obra da linha.

O projeto envolveu a construção de uma linha de transmissão de 500KV, com circuito duplo, contemplando 37km de extensão e edificação de 84 torres, para conectar a usina termelétrica GNA II, localizada no Porto do Açu no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, até a subestação Campos 2, no mesmo estado. Dada a natureza integrada e nacional do sistema de transmissão de energia no Brasil, esse projeto desempenha um papel importante no fornecimento de energia para todas as subestações de transmissão.

Além do uso da aplicação para a captura de informações em campo por meio de dispositivos móveis, que diminui o tempo entre o processamento e a publicação do dado, tudo em nuvem e acessível ao cliente, a introdução da plataforma Colaborativo na gestão de obras da Railec envolveu a criação de três dashboards críticos, promovendo maior eficiência operacional.

O primeiro deles substituiu os tradicionais mapas em papel. A Railec passou a utilizar um mapa georreferenciado digitalmente, integrado ao Colaborativo, permitindo a recepção contínua de informações e o acompanhamento de mudanças por meio de cores. Esse avanço digital eliminou a lentidão do processo convencional, proporcionando uma visão em tempo real da obra.

O segundo dashboard contido na plataforma integrava automaticamente pacotes de curva de construção, fornecendo aos gestores informações diárias sobre possíveis atrasos e permitindo a tomada imediata de ações corretivas. Cada atividade é acompanhada por uma curva com números absolutos, proporcionando uma análise precisa entre o planejado e o executado.

O terceiro dashboard apresentava o avanço percentual de cada pacote, permitindo a atualização no MSProject, software de gestão de projetos da Microsoft. Essa funcionalidade trouxe uma significativa economia de tempo e esforço, eliminando a necessidade de receber informações de campo, planilhar e calcular.

Vale destacar que a iniciativa foi viabilizada por meio da A.Tech Consultoria, empresa selecionada pela Railec para planejar e controlar a obra.