fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A EDP Renováveis iniciou a operação do segundo parque híbrido de Portugal, que combina energia eólica e solar no mesmo local, praticamente duplicando a capacidade de produção de eletricidade renovável em uma única localização.
Junto ao parque eólico de São João, que está em operação desde 2008 no centro de Portugal e que tem 22,8 MW de capacidade, foi instalada a central solar fotovoltaica Monte de Vez, com 21 MWp e uma produção anual estimada de 31,4 GWh. Juntando as duas tecnologias, este complexo poderá produzir 79 GWh de energia renovável por ano, o que seria suficiente para abastecer 23 mil famílias da região por ano.
Com a implementação de 36 mil painéis bifaciais junto aos 13 aerogeradores do parque eólico, é possível aproveitar de forma mais eficiente a rede elétrica já existente e fornecer energia de forma mais constante, graças à complementaridade entre a produção de energia eólica e solar. Este complexo renovável vai também evitar a emissão de 40 mil toneladas de CO2 por ano, contribuindo para a descarbonização da região.
Localizados nas regiões de Coimbra e Leiria, estes parques fazem parte de um investimento da EDP na zona central do país, onde a empresa já tem em operação mais de 280 MW em energia eólica.
Atualmente, a EDP tem mais de 1600 MW em projetos híbridos em Portugal e Espanha em estudo ou desenvolvimento, com diferentes fases de maturidade e com previsão de entrada em operação ao longo dos próximos anos. A empresa pretende continuar a apostar em projetos semelhantes em todas as suas geografias.