Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Equatorial Alagoas divulgou na última terça-feira, 27 de fevereiro, o balanço da “Operação Verão”, desencadeada na 1ª semana de janeiro, na cidade de Maragogi, com inspeções para combater o furto de energia elétrica conhecido também como “gato”. Até o momento a distribuidora já constatou mais de 1.200 irregularidades.

Segundo a concessionária, durante as inspeções realizadas, não apenas em residências, foram contabilizadas 238 fraudes em estabelecimentos comerciais, de pequeno e grande porte, à exemplo de mercadinhos, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Foram constatadas irregularidades entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia da companhia.

Somente em Maragogi, ao todo, 1.249 autuações foram lavradas por fraude e de acordo com dados da Distribuidora, o volume de energia recuperada é suficiente para abastecer aproximadamente 5.833 residências por um ano ou fornecer energia para a cidade de São Miguel dos Campos durante o período de um mês.

A distribuidora destacou que apenas profissionais qualificados e autorizados podem realizar qualquer intervenção na rede e as ligações irregulares, por sua vez, são feitas por pessoas sem a devida capacitação para executar o serviço, sem seguir os critérios técnicos e de segurança necessários que garantem a qualidade, integridade da rede e continuidade do fornecimento.