fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eletrobras e a Delta Energia foram intimadas para esclarecimentos sobre a atuação de João Carlos Guimarães como vice-presidente de Comercialização da holding entre 1º de abril e 3 de julho do ano passado. Os termos vêm da interpelação judicial nº 0896208- 05.2023.8.19.0001, promovida pela Associação Brasileira de Investidores (Abradin). O profissional foi desligado da companhia em julho de 2023, após denúncia à CVM de suposta fraude em contratos de compra e venda de energia elétrica ou afins com sociedades ou fundos geridos pelo Grupo Delta, onde atuou em 2022.
A medida solicitada pela Abradin exige a devida apresentação de documentos comprobatórios, assim como possíveis informações sobre auditorias ou investigação em andamento sobre esses contratos, no intuito de verificar se houve algum tipo de direcionamento ou favorecimento. Atualmente Guimarães trabalha como executivo do Setor de Energia da Garden Leave.
Eletrobras confirma contratos
Em resposta, a Eletrobras confirma que foram firmados contratos entre as duas empresas no período mencionado, mas que cláusulas de proteção à confidencialidade das condições comerciais impedem a divulgação de dados adicionais, citando também a Lei Geral de Proteção de Dados. Esse mesmo argumento é utilizado para a atividade de auditoria interna, reforçando também as normas e orientações do CFC e Ibracon.