fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 71.200 MW médios em janeiro, aumento de 6,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo prévia do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Cerca de 45.458 MW médios foram fornecidos ao mercado regulado, crescimento de 7,5%, enquanto 25.742 MW médios foram alocados para indústria e grandes empresas no mercado livre, conferindo alta de 5%.
Quase todos os estados registraram alta influenciados por temperaturas acima da média que impulsionam o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, e pela boa performance de alguns ramos de atividade econômica. A exceção foi o Rio Grande do Sul, cuja queda de 7,1% foi puxada pela menor incidência de calor e um maior volume de chuva. As maiores taxas foram registradas no Amazonas (25%), Maranhão (21%) e Mato Grosso (16,9%).
Telecomunicações, indústria têxtil e fabricação de veículos reduzem consumo
Entre os 15 setores monitorados pela entidade no ACL, os maiores avanços foram observadas nos ramos de Madeira, Papel e Celulose (10,8%), Bebidas (10,2%), Serviços (9,8%) e Comércio (9,4%). Especificamente em Serviços e Comércio, a CCEE destaca a entrada de novos consumidores e o uso mais intenso de equipamentos de refrigeração, especialmente nos segmentos de hotelaria, shoppings e hiper e supermercados, que têm maior peso nesses dois segmentos e registram sazonalmente maior movimentação nos meses de verão. Apenas três ramos tiveram recuo na demanda por energia em janeiro: Telecomunicações, a indústria têxtil e a fabricação de veículos, com 1,9%, 2,7% e 3,9% respectivamente.