Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Casa dos Ventos, líder em energias renováveis e protagonista da transição energética brasileira, apresenta ao mercado sua nova identidade visual. O movimento faz parte do ciclo de expansão e diversificação dos negócios da companhia, que possui atualmente um portfólio com mais de 3 GW de energia renovável em operação e construção. A empresa pretende investir mais de R$ 12 bilhões em ativos, até o fim de 2026.

O crescimento acelerado na capacidade instalada de geração de energia renovável resulta de uma trajetória de 15 anos de pioneirismo e inovação acumulados pela empresa, que há um ano foi impulsionada com a entrada da TotalEnergies como acionista minoritária. “A parceria aprimorou nossa governança corporativa, fortaleceu a competitividade e intensificou nosso ritmo de crescimento, além de ter aportado sinergias técnicas e de conhecimento.

Este conjunto de fatores amplia nosso diferencial como protagonista da transição energética no Brasil”, afirma Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos. A energia proveniente do maior e mais competitivo portfólio do Brasil, consolidou a companhia como líder em contratos corporativos de energia renovável e soluções customizadas, viabilizando parcerias com empresas de setores estratégicos como siderurgia, mineração, fertilizantes, químico, data center, dentre outros.

Além dos investimentos no mercado de energia, a companhia também tem liderado iniciativas no segmento de hidrogênio verde e derivados.

Segundo Araripe, a empresa está estudando projetos no mercado doméstico, principalmente destinado ao setor siderúrgico e de fertilizantes. A companhia também tem avançado em um projeto de produção de hidrogênio e amônia verde no Complexo Industrial do Pecém, onde pretende destinar a produção para o mercado internacional.

“O custo de geração das renováveis no Brasil e o caráter renovável do nosso sistema elétrico, nos posicionam de maneira competitiva globalmente, expandindo nossa atuação para descarbonizar outras geografias que não possuem recursos naturais em escala.” complementa o executivo.

Para suportar a agenda de crescimento em energia e projetos de combustíveis sustentáveis, a empresa tem acesso ao maior portfólio de projetos em desenvolvimento do país, com cerca de 30 GW entre as fontes eólica e solar.

A área de comercialização da Casa dos Ventos também ampliou seu volume e portfólio de produtos envolvendo a venda de energia e operações estruturadas, além de créditos de carbono e certificados International REC Standard (I-REC).

A comercializadora também já opera como varejista, com time interno, parcerias estratégias e uma carteira crescente de clientes advindos da abertura do mercado livre. A área também recebeu investimento relevante em dados e inteligência artificial que facilitam desde a prospecção de clientes ao atendimento de demandas.

Novo ciclo nova logomarca

Esse momento de crescimento se reflete na nova identidade da marca, que tem a natureza como um dos pontos centrais. O posicionamento traz para a marca o slogan: “é da nossa natureza essa energia inesgotável” e remete aos recursos naturais do Brasil, que são simultaneamente a principal matéria-prima do modelo de negócio da companhia e o foco das ações socioambientais da empresa. As cores primárias da nova logomarca são inspiradas nos elementos da natureza: o azul do céu, o verde das florestas e o amarelo do sol.

A tipografia escolhida é elegante e fluída remetendo a leveza do vento. A marca, que carrega a credibilidade e a história da empresa, permanece inalterada, mas ganha o endosso da nova sócia para comunicar a atual fase: Casa dos Ventos, associada a TotalEnergies.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)