fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Engie Brasil concluiu a aquisição de cinco plantas fotovoltaicas da Atlas no Brasil, totalizando 545 MWac de capacidade instalada, pelo valor de R$ 3,24 bilhões. Os ativos, localizados na Bahia, Ceará e em Minas Gerais, estão altamente contratados no longo prazo, com 66% da capacidade comercial alocada no mercado regulado e 34% no livre.
A transação reforça um movimento iniciado em 2015, quando a multinacional francesa decidiu sair das operações de térmicas a carvão, tendo nos últimos oito anos aplicado R$ 22 bilhões em energia limpa e implantação de linhas de transmissão no período.
Com a aquisição dos conjuntos Juazeiro, São Pedro, Sol do Futuro, Sertão Solar e Lar do Sol, a companhia chega a 9 GW de potência operacional e 100% renovável, atingindo 10,5 GW ao somar os 1,5 GW relativos à sua participação na hidrelétrica de Jirau.
Atualmente a multinacional francesa está expandindo seu parque gerador em mais 1,7 GW considerando a conclusão do Conjunto Eólico Santo Agostinho em 2024, além do Conjunto Eólico Serra do Assuruá e do Conjunto Fotovoltaico Assú Sol em 2025. Outros investimentos em curso são dedicados à implantação de mais de 1.000 km de linhas de transmissão que irão se somar aos 2.700 km já operados pela empresa no país.