fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) contará mais uma vez com uma equipe 100% feminina atuando na programação diária da operação, nesta quinta-feira, 7 de março. Elas serão as responsáveis pela geração de insumos e dados que nortearão as decisões da equipe do tempo real, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo o ONS, a equipe será formada por 25 profissionais, nas quatro cidades onde o ONS tem escritórios: Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Recife. Atualmente, o Operador conta com 37% de mulheres em seu quadro funcional.
Os profissionais da programação estão distribuídos em quatro áreas: Recursos Hídricos e Meteorologia; Estudos de Intervenções na Rede; Programação Mensal; e Programação Diária. No total, são 101 funcionários, sendo 45 mulheres. Uma de suas principais atribuições é elaborar a programação do SIN, garantindo o suprimento de energia elétrica para todo o Brasil com qualidade e equilíbrio entre segurança e custo global da operação.
Ainda em 7 de março, o ONS vai realizar o lançamento do e-book “Luzes do Conhecimento: Autoras que brilham no Setor Elétrico”, uma iniciativa pioneira do Mulheres à Bessa (MAB), primeiro grupo de afinidade do ONS, criado em 2021, que tem como propósito remodelar o diálogo da igualdade de gênero para que deixe de ser uma questão feminina e se torne um tema de homens e mulheres, beneficiando toda a sociedade.
A publicação digital é composta por 31 artigos produzidos por 30 mulheres do ONS, com a participação de 39 coautoras, de todas as diretorias. Grande parte dos textos foram publicados inicialmente em eventos setoriais e abrangem diversos temas do Setor Elétrico Brasileiro, como sustentabilidade, inovação, tecnologia, tributação, regulação setorial, planejamento estratégico para a expansão em face da transição energética e a operação eficaz do sistema elétrico.