Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A N5X abrirá a partir de 19 de março o cadastro de empresas em sua plataforma. Esse é mais um passo para que a empresa, que vem se apresentando como a nova bolsa de energia do Brasil, comece suas operações, prevista para o primeiro semestre deste ano.

De acordo com a CEO da empresa, Dri Barbosa, a boleta eletrônica será o primeiro produto a ser colocado ao mercado, atuando diretamente na dinâmica atual do mercado brasileiro, que segundo ela, ainda é predominantemente físico.

Entre os pontos que a empresa avaliou estava a de melhorar aspectos como aditivos contratuais que deixarão de ser colocados no processo. Esse é um primeiro movimento no sentido de alcançar o objetivo da empresa que é de alcançar a clearing house no país, um tema que foi debatido durante a primeira edição do N5X Summit, em São Paulo.

A executiva reafirmou que a perspectiva de que esse ambiente de bolsa possa ser alcançado em, no mínimo, dois anos. “A pergunta que mais ouço é como antecipar a clearing. Para chegarmos aos derivativos precisamos da anuência da CVM e a clearing por meio do Banco Central. É uma jornada regulatórioa que iniciamos, mas que vai claramente levar mais dois anos”, estimou. “Estamso buscando atalhos dentro do que é legal e correto fazer, ver se há outra maneira de operar a clearing de maneira mais rápida”, pontuou Dri Barbosa.

Enquanto isso, disse ela ao encerrar o evento, a meta é ser a plataforma preferida do mercado de trade de energia no Brasil.