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Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que a venda de carros elétricos e híbridos no Brasil cresceu 91% em 2023 na comparação com 2022. Entretanto, a infraestrutura de pontos de recarga ainda não é tão acessível. Atenta a essa demanda, a Indigo Brasil está investindo na instalação de carregadores elétricos por meio de parcerias com empresas privadas. Cerca de 298 equipamentos já foram inseridos em operações da Indigo em todo o país e até o final de 2025, 700 estarão disponíveis para os usuários.
Segundo o CEO da Indigo Brasil, Thiago Piovesan, a companhia está comprometida em expandir sua infraestrutura de recarga em todo o país, com um foco particular nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Minas Gerais. “Essas áreas são estratégicas devido à sua densidade populacional e à crescente demanda por soluções de mobilidade sustentável”, disse.
Quase 20 mil carregamentos foram feitos no ano passado nos equipamentos instalados em estacionamentos de espaços de grande circulação, como shoppings, hospitais, parques e aeroportos, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, além do Distrito Federal. “Quando disponibilizamos carregadores em nossos estacionamentos, estamos não só atendendo uma demanda dos usuários, mas também contribuindo para a expansão da mobilidade elétrica e, consequentemente, para a melhora do ambiente das cidades”, ressaltou Piovesan.
A expectativa da companhia é de um crescimento substancial em termos de infraestrutura de recarga. “Atualmente, contamos com 298 carregadores em operação e estamos trabalhando para expandir esse número até o final deste ano, refletindo o nosso compromisso contínuo com a expansão e aprimoramento da infraestrutura de mobilidade elétrica no país”, afirmou.
O CEO da Indigo acredita que o mercado de mobilidade elétrica no Brasil é visto como promissor, porém, ainda em estágio inicial. E que há um crescente interesse por parte dos consumidores em veículos elétricos. “No entanto, é fundamental um investimento contínuo em infraestrutura e políticas de incentivo para impulsionar ainda mais o crescimento desse mercado”, disse.
A companhia pretender continuar oferecendo as estruturas e ativos que possuem para impulsionar a oferta de carregadores aos seus clientes, melhorando a experiência dos usuários e colaborando para expandir ainda mais esse conceito de mobilidade elétrica. “O objetivo da Indigo é ser um hub de serviços, oferecendo além de vagas de estacionamento, comodidade e praticidade para o dia a dia dos usuários, impactando positivamente a mobilidade urbana nas cidades em que atuamos”, destacou.
Para 2024, a empresa tem um projeto onde estão pilotando um produto completo de mobilidade turística em Encantado, no Rio Grande do Sul. Segundo Piovesan, ele representa uma oportunidade de explorar novas formas de integração entre a mobilidade elétrica e o setor do turismo, proporcionando experiências inovadoras e sustentáveis.
Além disso, a companhia tem a intenção de trazer para o Brasil um projeto de Cyclopark, que é um estacionamento projetado respeitando as necessidades específicas dos ciclistas e suas bicicletas. “O Cyclopark já é um projeto consolidado e de sucesso na França e aqui no Brasil realizaremos as adaptações necessárias para implementá-lo”, ressaltou.