Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP ES firmou parceria com a Inventti, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para documentos fiscais eletrônicos, e estão implementando o projeto Nota Fiscal de Energia Elétrica eletrônica (NF3-e).

A nova NF3-e substitui a antiga ou tradicional fatura de energia. Para o consumidor final, o que muda são alguns elementos no boleto de energia que ele recebe, como um QR code, por meio do qual ele mesmo poderá validar a regularidade fiscal da operação, e a possibilidade de pagamento via Pix, também por QR Code.

Segundo a EDP, para as companhias distribuidoras de energia elétrica em geral, a mudança facilita a regularização, já que as informações passam a ser enviadas diretamente às autoridades responsáveis, registradas e autorizadas de forma online. Além disso, a tecnologia permite a substituição das tradicionais notas em papel por versões digitais, trazendo maior praticidade e eficiência para as empresas e consumidores. A presença do QR code na NF3-e facilita a verificação da autenticidade do documento. Ele é capaz de armazenar informações essenciais, como dados da nota fiscal, identificação do emissor, detalhes da operação e, especialmente, informações sobre tarifas e impostos.