Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Santander Brasil anunciou a aquisição de 70% da América Gestão de Energia, braço de consultoria e gestão da holding América Energia. Com a operação, diz a instituição financeira que não revelou o valor da operação, o portfólio de produtos e serviços oferecidos aos clientes abastecidos pelo mercado livre e cativo de energia se completa. E dessa forma o banco se consolida como uma das principais empresas de soluções no mercado de energia.

A América conta com mais de 20 anos de atuação, fazendo a gestão estratégica e operacional de energia para consumidores e geradores dos mais diversos portes, nos mercados livre e cativo, incluindo contratação de energia, geração distribuída e autoprodução. Entre as soluções aos clientes estão a gestão estratégica e operacional de energia para consumidores e geradores no mercado livre e cativo, estruturação e gestão de autoprodução e geração distribuída, gestão de gás natural no mercado cativo e livre. Bem como a assessoria na projeção de tarifas de energia e gás para elaboração de budget e análises e monitoramento de consumo em tempo real.

O Santander criou sua mesa comercializadora de energia, em 2019, vem atuando com foco em clientes do Atacado e calcula ter alcançado mais de R$ 3 bilhões em faturamento. Nessa segmento trabalha desde a  comercialização de energia, assim como no desenvolvimento de projetos e financiamento de visando a eficiência energética.  Além disso, em agosto do ano passado, o Banco adquiriu 65% da FIT Energia, que possibilitou ampliar sua atuação no mercado cativo, atendendo consumidores de baixa tensão.

A conclusão da operação está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores.

FIT amplia atuação no Centro Oeste

A FIT, empresa que é controlada pelo banco e faz parte do Grupo Mauá, iniciou sua expansão no Centro Oeste. Hoje a companhia controlada pela instituição financeira atua na área de 23 distribuidoras de energia, incluindo a Equatorial Goiás, e projeta que em breve alcançará 28 concessionárias. Em Goiás está construindo 10 MW em usinas solares nos municípios de Aragarças e Doverlândia. Este investimento, diz a empresa, é parte de um projeto que totaliza 150 MW e se estende pelos estados do Mato Grosso, Ceará, Pernambuco e Bahia. A capacidade deve ser ampliada com as novas usinas que estão sendo projetadas para esta finalidade.

A plataforma é aberta a pessoas físicas e jurídicas com conta a partir de R$ 250/mês. O consumidor pode aderir o serviço pela web ou pelo aplicativo FIT Economia de Energia, disponível para iOS e Android. A FIT é uma plataforma que conecta geradores a consumidores que buscam redução de custos e energia renovável.