fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
De acordo com um novo relatório da empresa global de inteligência tecnológica ABI Research, a capacidade agregada mundial de armazenamento de baterias no segmento de empresas comerciais e industriais (C&I) atingirá 124 GWh até 2030, crescendo a uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 31,6%. Os Sistemas de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) estão indo além das redes públicas e das instalações dos consumidores, chegando nos comércios e indústrias, como blocos de construção essenciais de seus sistemas inteligentes.
Segundo Dominique Bonte, vice-presidente de mercados finais e verticais da ABI Research, o armazenamento em bateria oferece uma ampla gama de benefícios, que vão desde o amortecimento da geração imprevisível de energia renovável e a abordagem de preços voláteis até níveis mais elevados de disponibilidade, qualidade, resiliência, independência e flexibilidade de energia.
O estudo mostra que o mercado de baterias é atualmente dominado por fornecedores chineses como BYD, Tecloman, CATL, Cubenergy e LiFe-Younger, que controlam em grande parte o fornecimento de materiais, minerais e componentes para baterias. A expectativa é que no futuro se desenvolvam condições de concorrência internacionais mais equitativas.
O segmento industrial representa atualmente mais de 60% de toda a capacidade de C&I do BESS, com operações de mineração e data centers de hiper escala como os principais adotantes e inovadores líderes.