fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A francesa TotalEnergies anunciou nesta segunda-feira, 18 de março, que atingiu mais de 1,5 GW de contratos de compra de energia renovável assinados com mais de 600 clientes industriais e comerciais em todo o mundo, para autoconsumo nas suas instalações e injeção na rede. Desse total, 1,1 GW já estão em operação, produzindo 1,5 TWh de eletricidade por ano, enquanto 400 MW serão comissionados até o final do ano.
De acordo com Vincent Stoquart, vice-presidente sênior de energias renováveis da TotalEnergies, a empresa possui uma ampla gama de soluções de energia descarbonizada, como eletricidade renovável, combustíveis de baixo carbono, captura, armazenamento e uso de CO₂, e mobilidade elétrica, adaptada a mais de vinte indústrias. Segundo ele, os clientes não apenas descarbonizaram a energia, mas também tiveram visibilidade e excelência operacional durante toda a vigência do PPA.
As soluções de geração distribuída da TotalEnergies estão presentes em mais de 30 países em todos os continentes, posicionando a companhia como um dos players de geração distribuída com a mais ampla cobertura. Nos EUA, foi assinado um contrato de longo prazo para um projeto de garagem solar de 12,3
MWp juntamente com armazenamento de bateria (7,4 MW/24,6 MWh) para fornecer energia ao Aeroporto JFK, que atende a cidade de Nova York.
Na Bélgica, a empresa acertou a construção de uma planta solar flutuante de 31 MWp para a Holcim fornecer eletricidade descarbonizada à fábrica de cimento de Obourg. Em Omã, foi lançada uma instalação solar montada no solo com rastreador de eixo único de 17 MWp para a Veolia alimentar a Usina de Dessalinização de Sharqiyah. Já na Indonésia, a Total está presente na construção de um sistema solar no telhado de 43 MWp, o maior do país, para alimentar uma fábrica de aço.
A companhia francesa também anunciou um acordo para adquirir 100% da Talos Low Carbon Solutions (TLCS), uma empresa americana pioneira focada na captura e armazenamento de carbono. Após a conclusão da transação, a TotalEnergies terá 25% no projeto Bayou Bend, ao lado da Chevron (50%, operadora) e da Equinor (25%). O projeto Bayou Bend é um grande projeto de armazenamento de CO2 localizado ao longo da Costa do Golfo do Texas, próximo aos ativos da empresa na região. A TotalEnergies também deterá uma participação operacional de 65% no projeto Harvest Bend, em Louisiana e uma participação de 50% no projeto Coastal Bend, no Texas.
A intenção é diversificar seu interesse nesses dois projetos após o fechamento. Bayou Bend é uma solução de transporte e armazenamento de carbono para emissores industriais localizados no Houston Ship Channel e na região de Beaumont – Port Arthur, um dos maiores corredores industriais dos Estados Unidos. Graças à sua localização, ao seu tamanho e às características geológicas favoráveis, Bayou Bend é uma oportunidade de classe mundial para o desenvolvimento do negócio CCS.
Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies, vê o projeto como fundamental para a redução das emissões diretas das operações da companhia nos EUA. Segundo o executivo, a transação dá impulso à descarbonização das emissões difíceis de reduzir nos EUA e é um marco na jornada para chegar ao Net Zero até 2050, juntamente com a sociedade.