Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Americanas foi reconhecida por sua liderança climática, com a pontuação A-, no programa global Carbon Disclosure Project (CDP) — organização internacional sem fins lucrativos que trabalha na mitigação das mudanças climáticas. O reconhecimento pelo 2º ano consecutivo, segundo a companhia, reforça seu compromisso com a meta de redução das emissões em sua operação e também em se tornar uma companhia carbono neutro até 2025, com a compensação de 100% das emissões e de alcançar 100% da operação abastecida por energias renováveis até 2030.

A empresa destacou que, entre suas iniciativas, está a utilização de energia limpa na operação, que evoluiu de 44% em 2022 para 66% em 2023. O avanço se deu a partir da ampliação da utilização de fontes de energias renováveis, nas modalidades mercado livre – onde houve o ingresso de novas 259 lojas na operação – e geração distribuída. Nessa última, a companhia conta com 11 usinas de geração, como pequenas centrais hidrelétricas, biogás e de energia solar, que abastecem diversas lojas físicas da companhia. A aplicação de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental, como lâmpadas LED, dispositivos para redução do consumo de energia e embalagens com pegada de carbono reduzida, são outras ações ecoeficientes que também contribuem para a estratégia de descarbonização da companhia. Como resultado, em 2023, a Americanas registrou uma economia de 33% na conta de energia.

Além dessas ações, a Americanas também passou a integrar, em 2023, o Movimento Ambição Net Zero – uma iniciativa de aceleração que visa desafiar e apoiar empresas integrantes do Pacto Global da ONU no Brasil para que estabeleçam metas robustas e com base na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa – e com isso garantir que a empresa trabalhe com a urgência e a ambição necessárias para a transformação de que precisamos.