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A BYD anunciou que aumentará de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões os investimentos da empresa no Brasil, 83% a mais do que anunciado inicialmente. A presidente executiva global da greentech, Stella Li, disse em um evento na Bahia que tem a visão de que pouco foi aplicado em termos de recursos no setor automotivo brasileiro nos últimos 30 anos. E que a chegada da multinacional chinesa agitou o mercado com a tomada da antiga fábrica da Ford no Nordeste, além das parcerias com concessionárias por todo país.
“Nossos R$ 5,5 bilhões serão direcionados num curto espaço de tempo. Queremos acelerar as obras para logo ter os primeiros carros produzidos na Bahia”, ressaltou a executiva, afirmando que várias outras montadoras também estão anunciando seus aportes, mas para o longo prazo. Até o fim de 2024, os primeiros veículos começarão a ser montados na unidade de Camaçari (BA). A previsão é de geração de 10 mil empregos e que a região volte a ser um importante polo industrial automotivo, atraindo novamente recursos de diversos setores.
Produção no polo de Camaçari terá capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, podendo dobrar numa segunda etapa (BYD)
A produção completa deve começar entre 2024 e 2025 e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa. A direção da empresa também anunciou a construção de cinco prédios residenciais, que serão destinados aos funcionários da fábrica. Os empreendimentos ficarão a 3,5 km de distância do complexo, em uma área de aproximadamente 81 mil m² e terão a capacidade de abrigar 4.230 pessoas.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que também participou do evento, destacou que o projeto envolvendo a unidade fabril vai desde o porto, tanto para importação e exportação, quanto estradas e infraestrutura logística para um rápido andamento da obra. Ao todo, o complexo possui uma área total de 4,6 milhões de m² que foram comprados do governo baiano por R$ 287.816.458,00. Na primeira fase serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m².
Chinesa lidera vendas de 100% elétricos e híbridos no Brasil
A companhia chinesa confirmou mais uma vez a liderança de emplacamentos de elétricos no mercado brasileiros em fevereiro. Segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 2.523 carros elétricos comercializados ou 69,8% do segmento, o que assegurou o primeiro lugar. A greentech vendeu sozinha mais do que a soma de todos os concorrentes juntos, tendo sido também a marca que mais emplacou entre os modelos híbridos, com 1.900 unidades e 28% de share.
No acumulado do ano, a montadora emplacou nos dois primeiros meses 5.295 veículos elétricos ou 66,6% de participação. Os modelos híbridos somaram no período 3.419 unidades. No ranking global de automóveis, a BYD figura entre os dez maiores do mercado brasileiro considerando todas as marcas, presentes em território nacional: já são 8.716 unidades, com uma participação de 3,65%.