Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Com a inauguração da sua maior planta solar na Europa, a EDP Renováveis atingiu 540 MWp de capacidade na fonte em Portugal. Localizada no distrito de Lisboa, nos municípios de Alenquer e Azambuja, a central Cerca conta com uma capacidade instalada de 202 MWp entre mais de 310 mil painéis bifaciais. Com uma produção anual estimada de 330 GWh, esta central vai produzir energia solar suficiente para abastecer diretamente cerca de 100 mil famílias, ou cerca de 1% da população portuguesa.

Esse é o primeiro dos projetos de maior potência fotovoltaica adquiridos pela empresa no leilão público de 2019 a entrar em operação. A companhia tem apostado cada vez mais no desenvolvimento de projetos solares a nível global, de larga escala, além de pequenas centrais de energia solar descentralizada, fazendo desta modalidade uma das suas principais vias de crescimento.

Até 2026, metade do investimento global da empresa será em UFVs de larga escala, mas também de GD. Atualmente são 4,3 GWp de capacidade solar instalada, com destaque para os projetos de larga escala de Pereira Barreto (203 MWp), no Brasil, Los Cuervos (200 MWp), no México, ou Xuan Thien (199 MWp), no Vietnã. Já em energia descentralizada, a EDP conta com mais de 1,7 GWp nas quatro regiões globais onde está presente.

Também foi inaugurado recentemente o segundo projeto híbrido de eólica e solar do país, em Penela e Ansião, nos municípios de Coimbra e Leiria. Adicionando a central de Monte de Vez ao parque São João, que já estava em operação desde 2008, a capacidade renovável quase dobrou ao mesmo ponto de ligação da rede elétrica nacional. Entre as novas instalações eólicas e solares, a EDP Renováveis pretende colocar em operação mais 1 GW de energia renovável em Portugal até 2026.