Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP e a startup capixaba ECO55 concluíram os estudos da prova de conceito para o desenvolvimento de uma plataforma que faz a gestão da jornada de sustentabilidade e descarbonização das cadeias de suprimentos dos fornecedores da companhia. A ferramenta permite a medição e reporte de emissões de carbono, educação ambiental para os times internos, aceleração da inovação e acesso a recursos para a transição energética.

Durante o processo de desenvolvimento, o projeto foi testado em formato de Diagnóstico de Exposição Climática, em um grupo de fornecedores-chave da EDP. Com adesão de 100%, provou ser segura e viável a inovação, além de gerar impacto já na fase de testes. Agora, a empresa deve avaliar sua implantação.

O supervisor da Itaipu Transformadores, Bruno Rodrigues, uma das empresas avaliadas na prova de conceito, disse que a solução possibilita uma ótica diferente quanto à exposição climática e sustentabilidade. Além disso, com um aprofundamento mais específico sobre o tema, o diagnóstico poderá nortear futuras ações empresariais, mais especificamente no comitê de ESG interno.

A prova de conceito foi executada em menos de 90 dias, através de um questionário estruturado nos padrões internacionais, em que foram analisados mais de 240 pontos em todas as áreas da EDP. Contou com etapas que vão desde a disponibilização de um curso introdutório sobre mudanças climáticas e suporte aos fornecedores, até o processo de coleta de dados para a elaboração de diagnósticos coletivos e individuais para autoavaliação e busca por evolução em termos de maturidade de gestão climática.