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A expansão acelerada das vendas de veículos elétricos tem trazido otimismo à ABB e sua divisão de carregadores ultrarrápidos. O motivo é bem direto, a falta de infraestrutura no país ainda é uma das grandes barreiras apontadas para um maior crescimento. As vendas dos carros dobrou de 2022 para 2023 e com isso os negócios desses carregadores tende a crescer.
Segundo o Country Holding Officer da ABB Brasil, Luciano Nassif, a aceleração das vendas ao ponto de ter uma montadora de carros 100% elétricos entre as 10 maiores no país dá essa dimensão de otimismo. E a expansão dos pontos disponíveis com carregadores ultrarrápidos segue esse caminho. Tanto que a companhia fechou acordo com a rede de postos Graal para a instalação de 40 unidades em diferentes estados das regiões Sul e Sudeste.
“Isso mostra que o mercado está crescendo em número e em abrangência, nesse acordo serão instalados os equipamentos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, reflete como o mercado tem se desenvolvido”, destacou ele, que lembrou de recentes anúncios de investimentos de montadoras no país, tanto para sustentabilidade quanto novos modelos para o mercado consumidor.
Nesse ambiente, a ABB mira mercados de automóveis mas também aqueles que estão em consonância ao transporte de cargas e de passageiros nas cidades. Atualmente em caminhões de frotas de entregas dentro das cidades, os chamados last mile, ou última milha, entre eles de entregas de bebidas e compras no e-commerce, cuja frota é grande e cumprem trajetos mais curtos.
Veículo elétrico sendo recarregado em São Paulo
A ABB, contou ele, já mantém parceria com a Volkswagem Caminhões. Aliás, a montadora anunciou ainda este mês que dará início à produção de seu ônibus elétrico ainda em 2024. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ). A montadora lembra que o caminhão e o futuro ônibus têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às condições severas de operação no país.
Nassif apenas disse que a parceria existente em caminhões poderá se estender aos ônibus da montadora alemã no Brasil. “Não há nada formalizado, estamos em discussões [sobre o tema]“, disse ele.
Nassif comparou que o mercado de infraestrutura para abastecimento de VE está em linha com o que o país viu no desenvolvimento do mercado de solar. “A mobilidade elétrica vai na mesma direção, senão não conseguimos até 2030 segurar a temperatura no limite de 1,5 grau do Acordo de Paris”, comentou. E acrescentou que a expansão da rede de carregadores será questão de tempo já que esse mercado de elétricos cresce bastante e deverá ser grande em número de unidades.
Investimento Graal
No final de 2023, a Rede Graal anunciou que investirá cerca de R$ 15 milhões em estações de recarga ultrarrápidas e semirrápidas para veículos elétricos. Os carregadores serão implementados em 37 das 50 unidades da bandeira ao longo do primeiro semestre de 2024, localizadas nas principais rodovias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Ao total são 74 equipamentos foram adquiridos das empresas WEG, ABB e BYD. Eles são capazes de abastecer os veículos elétricos em apenas 20 minutos, em média, contra as mais de 4 ou 5 horas de carregadores tradicionais. Serão duas estações de carregamento em cada base, utilizando a plataforma digital e serviços de operações e manutenção da empresa de soluções de mobilidade elétrica Move.