Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Compagas recebeu 14 propostas de 10 empresas em sua segunda chamada pública para aquisição de biometano. As propostas somadas podem ultrapassar o potencial diário de 320 mil m³ de gás natural renovável para o Paraná. Esse volume é muito próximo da atual produção nacional, que está atualmente em cerca de 400 mil m³/dia.

Nas propostas recebidas pela Compagas, a produção do biometano está associada ao aproveitamento energético a partir dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos municípios e do agronegócio, por meio das usinas de açúcar, etanol, da suinocultura e da bovinocultura. As empresas produtoras de biometano apresentaram suas propostas para as regiões Norte, Norte-Central, Metropolitana, Centro-Oriental e Oeste do Paraná. Há projetos para injeção do biometano nas redes de distribuição já instaladas pela Compagas, além de iniciativas novas para ampliação da oferta via rede isolada.

A iniciativa integra a estratégia da Companhia de transformação da sua matriz energética, favorecendo o aumento da distribuição do biometano, uma energia limpa e 100% renovável, para atender os usuários paranaenses e expandir a sua atuação para outras regiões do Estado.