fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Atlas Renewable Energy assinou um contrato de compra de energia (PPA) de 15 anos para utilização de um sistema de armazenamento de energia em baterias com a empresa chilena COPEC, por meio de seu trader de energia, a EMOAC.
O BESS del Desierto será um dos maiores projetos de armazenamento de energia no Chile e na América Latina. Terá capacidade instalada de 200 MW e quatro horas, e capacidade de armazenamento de 800 MWh. O projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda e será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta.
A empresa destacou que, por este acordo, o BESS del Desierto irá reinjetar cerca de 280 GWh por ano na rede, evitando a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares e garantindo maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região e no país. O projeto terá capacidade de armazenamento semelhante ao de 2.500 ônibus elétricos utilizados no transporte público urbano, o equivalente a um percurso de 500.000 km para esses ônibus.
O BESS del Desierto será implementado como uma bateria autônoma. Trata-se de uma solução independente e autônoma concebida para o armazenamento de energia elétrica, permitindo o acúmulo da energia gerada em períodos de maior oferta energética, contribuindo para um fornecimento eficiente, contínuo e confiável.