Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética divulgam o primeiro Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034. O documento intitulado Caderno de Premissas Econômicas e Demográficas representa o início de um processo fundamental para o planejamento energético do país nos próximos anos. A previsão é que ele seja concluído no segundo semestre de 2024, com aprovação e publicação do PDE após processo de consulta pública.

O presidente da EPE, Thiago Prado, já havia adiantado em entrevista à Agência CanalEnergia que o PDE 2034 seria publicado este ano. No ano passado, o caderno não foi lançado. Na ocasião, ele revelou que esse será o primeiro sob a temática da transição energética e trará além de discussões amplas, projeções de mercado e abordagens em assuntos como eficiência energética, biocombustíveis e hidrogênio. Para o ministro Alexandre Silveira, o plano traz um raio-x dos investimentos para garantir bases para a segurança energética, o crescimento da economia e criação de oportunidades para a população. O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, que já presidiu a EPE, avalia que o Plano reafirma o compromisso do governo com a segurança e confiabilidade do suprimento, ao mesmo tempo em que amplia a importância da sustentabilidade, da eficiência energética e da diversificação da matriz energética nacional.

Prado ressalta que a divulgação do Caderno de Premissas Econômicas e Demográfica é apenas o primeiro de diversos passos que estão sendo dados pela EPE e pelo MME no âmbito do PDE 2034. De acordo com ele, a construção do PDE representa o esforço multidisciplinar da EPE em aprimoramento contínuo e com foco no planejamento energético integrado, trazendo diversas análises referentes a uma matriz energética nacional robusta até 2034, considerando aspectos técnicos, econômicos e socioambientais, disponibilizando para toda sociedade.

O Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034, cujos cenários foram elaborados em outubro de 2023, tem o objetivo de apresentar uma síntese das perspectivas e trajetórias de crescimento esperadas pela EPE para a economia brasileira no horizonte de 2025 a 2034.

Foram descritos três cenários, a partir de um conjunto de premissas gerais para a evolução da população e dos domicílios brasileiros e para a economia mundial. O primeiro, o cenário de referência, pode ser considerado uma tendência, porém com avanços pontuais relevantes. Neste panorama, a expectativa é de uma taxa de crescimento de 2,8% a.a. para o PIB brasileiro.

Os dois outros cenários construídos – inferior e superior – foram desenvolvidos a partir da sensibilidade do comportamento das variáveis consideradas chave para o crescimento econômico nos próximos dez anos. No cenário superior, é esperado um crescimento médio de 3,8% para o PIB nos próximos dez anos, enquanto no cenário inferior, a expectativa é de uma expansão média do PIB de 1,8% no mesmo período.

O próximo caderno do PDE 2034 a ser lançado será o de Requisitos do Sistema, com previsão de publicação para abril deste ano.