Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Instituto Totum e a Redex assinaram um memorando de entendimentos para uma troca de informações entre as duas plataformas no que se refere à emissão de certificados de energia renovável. O termo foi firmado entre as duas instituições durante o I-Rec Day 2024, realizado em São Paulo.

A Redex, explicou seu CEO e fundador, Jen Wee Kang, foi fundada em 2018 em Singapura e tem como foco atuar junto a projetos de geração distribuída. A plataforma faz a junção de diversos sistemas fotovoltaicos em telhados para que somados possam emitir um I-Rec.

O diretor executivo do Instituto Totum, Fernando Lopes, explicou que a plataforma da empresa asiática está em compliance com o I-Rec standard o que facilita e permite a emissão de certificados.

O acordo permitirá a chegada da Redex no mercado nacional. A empresa asiática já possui um parceiro na Espanha e para atuar em países da América Latina. Essa iniciativa, explicou ele em entrevista à Agência CanalEnergia, começou quando ele e o CEO da Redex encontrara-se no ano passado em um evento mundial da I-Rec Standard.

Desde então as instituições começaram as conversas que resultou no acordo assinado na última quinta-feira, 21 de março. “Eles possuem dispositivo que permite a soma de projetos solares até chegar ao volume de 1 MWh que é o volume de energia necessário para a emissão”, explicou ele.

Segundo Lopes, por ser uma soma de muitos sistemas de pequeno porte é necessário uma plataforma específica que ‘empacote’ esses dados, pois é uma atividade trabalhosa. A plataforma da Redex se conectará à plataforma intermediária da Totum no Brasil que, por sua vez, se conecta também à de registro global para a emissão dos CER. “São ações sinérgicas, não concorrentes”, definiu.