Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

As equipes de serviço da Operação e Manutenção da Usina Hidrelétrica Jirau implementaram em suas atividades de campo em 2023, o aplicativo Despacho Digital de Serviço (DDS). Essa iniciativa, que marcou a fase 2 do projeto, seguiu uma série de treinamentos intensivos ministrados às equipes envolvidas na Operação e Manutenção (incluindo as áreas da elétrica, mecânica e proteção digital), Engenharia Civil e seus respectivos empregados de empresas terceirizadas.

O projeto nasceu em 2020, em sua primeira fase, momento de maturação do escopo, onde a área de Tecnologia e Informação alinhou as expectativas e necessidades das áreas técnicas e iniciou o desenvolvimento do aplicativo com o objetivo de otimizar o despacho e realização das atividades de campo, reduzindo os riscos operacionais e de acidentes, aprimorando a logística dos trabalhos.

Todo o processo de gestão das atividades, distribuição das ordens de serviços, mapeamento de perfil de trabalho, gestão da disponibilidade de técnicos em operação e monitoramento de certificações são realizadas através da interface. No aplicativo, segundo a companhia, também é possível gerir a produtividade das equipes, o que auxilia na tomada de decisão de maneira dinâmica e assertiva.

O processo de criação e desenvolvimento do aplicativo foi executado pela própria força de trabalho da Jirau Energia, que envolveu desde a área de TI, passando pela Operação e Manutenção, com apoio da área de Segurança e Saúde Ocupacional. Com o projeto, as atividades passaram a ser administradas através de tablets, direto no aplicativo DDS.