O leilão de transmissão que ocorre nesta quinta-feira, 28 de março, na B3 deverá ser mais um certame marcado pela concorrência. Por se assemelhar à disputa do início do ano de 2023, a expectativa é de que o deságio médio possa ser comparável àquela oportunidade. Quem afirma é a líder de Redes da PSR, Amanda Fernandes, em entrevista ao CanalEnergia Live desta quarta-feira, 27.
“Os leilões são muito parecidos o de 2023 comparado ao de 2024 e o mercado também é parecido e dado esse contexto, meu palpite é de que o deságio médio também deverá ficar na mesma casa, de cerca de 40%”, avaliou a executiva.
Segundo a executiva, a tendência é de que todos os lotes colocados em disputa sejam arrematados assim como os mais recentes. E explica que por enquanto os projetos devem dar o fôlego suficiente para a expansão da geração renovável no país. Os lotes menores devemos ver a participação de novos empreendedores. O leilão deverá ser parecido com o primeiro com grandes empresas e organizações de menor porte, principalmente nos menores lotes colocados em disputa.
Amanda destacou as regras do edital para impedir que os chamados aventureiros que, eventualmente, costumam aparecer nessas disputas, sejam evitados. Essa medida entrou em vigor no certame de dezembro de 2023. Entre essas medidas está a necessidade de comprovação, pelas empresas vencedoras, de implementação de obra similar a, pelo menos, 30% do porte do escopo das obras no lote disputado. Por exemplo, no caso de uma linha de transmissão, esse percentual será correspondente à extensão do empreendimento na mesma tensão.
Para ela, essa regra não inviabiliza a concorrência característica dos leilões de transmissão. O fato de permitir que, por exemplo, uma construtora experiente entre em consórcio com uma nova empresa para disputar os lotes evita essa limitação da disputa.
A líder da PSR para Redes participou do CanalEnergia Live desta quarta-feira, 27 de março. O episódio está disponível para todo internauta acessar em nosso canal do You Tube, o TV CanalEnergia, assim como todos os nossos produtos audiovisuais. A Live vai ao ar de segunda a sexta, ao vivo, às 10h também em nossas plataformas no LinkedIn, X (ex-Twitter).